Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

PARA GAY EM SOBRAL DIVIDE OPINIÕES

A Boulevard do Arco se prepara com balões coloridos para a I PARADA GAY DE SOBRAL que vai acontecer amanhã. O evento está dividindo a opinião dos moradores da cidade. Para alguns, livre manifestação; para outros, absurdo completo. Vamos aguardar e depois comentaremos a respeito. Antes porém, não obstante as escolhas de cada um, não se pode esquecer das garantias constitucionais que permitem a livre expressão, resguardando, entretanto, princípios outros de igual relevância.

DICAS DE EQUILÍBRIO: COISAS SIMPLES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Para manter a mente e o corpo saudáveis e em equílibrio, segue abaixo algumas dicas: 1 - Tome água fresca o máximo que puder para tirar as toxinas do seu corpo e fazer com que seu cérebro funcione melhor. 2 - Alongue-se para tirar as toxinas dos seus músculos. 3 - Transpire uma vez ao dia para regenerar a pele. 4 - Vista suas melhores roupas para comemorar o ano que está chegando ao fim. 5 - Treine sua mente, controle-a. 6 - Lembre-se de que o estresse tem grande responsabilidade sobre as doenças. 7 - Não saia do seu foco 8 - Tente comprar somente a vista. 9 - Em hipótese alguma reclame. 10 - Faça orações todos os dias e dedique um tempo a ouvir o silêncio. 11 - Sorria pela manhã e evite ambientes desfávoraveis. 12 - Respire quando ficar ansioso, reflita e depois tome uma atitude.

Prudência em Aristóteles e a questão da sustentabilidade

Trago um texto para vocês da professora de Filosofia Luciene Félix sobre a prudência em Aristóteles. É muito interessante e nos serve de reflexão: “A prudência é de longe a primeira condição de felicidade. Nunca se deve cometer impiedade contra os deuses. Os orgulhosos vêem suas grandes palavras pagas pelos grandes golpes da sorte, e é apenas com os anos que aprendem a prudência”. Antígona, Sófocles Diz um provérbio erudito, que a sabedoria “reina”, mas “não governa”. Quem governa é a ação, a phronêsis platônica; a Prudência aristotélica, o agir deliberado, refletido.Prudência é a ação ponderada, discutida, examinada, enfim, deliberada. Sim, o Estagirita (Aristóteles é da cidade de Estagira) desenvolveu o conceito de phronêsis legado por Platão e concebeu uma importantíssima teoria geral da ação, uma hermenêutica da existência humana enquanto agente no mundo e sobre o mundo. A phronêsis/Prudência – recta ratio agibilium – é virtude opinativa da alma: “daí que a Prudentia seja considera

ATENÇÃO VESTIBULANDOS: Ao menos 25 das 55 federais devem adotar o novo Enem

"Ao menos 25 das 55 universidades federais deverão usar o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), previsto para outubro, como forma de seleção de seus alunos. Dessas, 14 tendem a utilizar somente o Enem para selecionar os estudantes. É o que mostra levantamento da Folha. Essa é uma das quatro alternativas para o novo Enem estabelecidas pelo MEC. As outras são: usar o exame como primeira fase da seleção (escolha feita por três universidades); usar a nota na prova para atribuir um percentual na avaliação final dos candidatos (opção de cinco delas); e usá-lo para preencher vagas remanescentes (escolha da UFSM, no RS). Outras duas optaram por um misto das alternativas. A Unifesp usará o Enem para todos os cursos, mas alguns poderão fazer segunda fase. E a UFBA fará vestibular para alguns cursos e só Enem para outros. Nas 25 universidades, serão disputadas ao menos 80 mil vagas. O prazo final para adesão ao novo Enem é 8 de maio. Um encontro do MEC com reitores das federais, em Bra

LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROFESSOR ROSMAR ANTONINI

Recebi com alegria o convite do lançamento do livro intitulado EFEITO VINCULANTE E CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO , do meu professor, na Especialização, Dr. Rosmar Antoni. A exemplo de outras publicações de sua autoria, não tenho dúvida que será mais um sucesso editorial.

ERA DA GLOBALIZAÇÃO: OMS diz que surto de gripe suína se aproxima do nível 5 e indica pandemia

"A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou nesta quarta-feira que o desenvolvimento da epidemia de gripe suína --que já atinge 11 países-- coloca a agência mais perto de decretar o alerta de nível 5, em uma escala que vai de 1 a 6. O nível cinco indica que uma pandemia --uma epidemia que afeta vários países simultaneamente-- é iminente e não pode ser evitada. "Estamos nos aproximando da fase cinco, mas ainda não chegamos", disse Keiji Fukuda, secretário-geral adjunto da OMS, em Genebra (Suíça). "Esse passo é muito significativo, e temos de estar absolutamente seguros de que haja uma transmissão sustentada do vírus em ao menos dois países." Mais cedo, a ministra de Saúde da Espanha, Trinidad Jimenez, afirmou que uma das dez pessoas infectadas com gripe suína no país não esteve recentemente no México. O anúncio pode indicar que a doença respiratória está sendo transmitida de espanhol para espanhol, o que caracterizaria um novo foco de epidemia, além do México

A PEDAGOGIA DA DOR: ALEGRIA VERSUS TRISTEZA

Os últimos acontecimentos na minha vida – do êxtase da eleição de minha prima Márcia como reitora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM à morte de minha secretária Lúcia – sinalizaram para mim que vivemos numa relação profundamente paradoxal. Alegria e tristeza são contrastes presentes em nossas vidas. Andam juntas e ficam sempre à nossa espreita, verificando como será nossa reação. Essa oscilação de sentimentos nos promove uma reflexão aguçada, nos impelindo a invadir a profundeza de nossa alma, perscrutando os segredos do incognoscível. Como é difícil encontrar as respostas! E se elas houvessem haveria razão para viver? Como enxergar a alegria sem passar pelas noites do abismo existencial? Essa antítese é uma prova irrefutável de que a felicidade é um estado de ânimo, gravitando em pólos opostos. E se a dor chega, santifica-se o sofrimento. E se alegria invade, exubera-se o momento. Essa é a fragilidade humana! O peso da cruz nos assusta. Queremos a todo custo livrar-se da dor.

PREOCUPAÇÕES DA SEMANA

A semana começa com os holofotes voltados para dois acontecimentos. Um, no plano interno, que é a doença da Ministra Dilma, provável candidata de Lula à Presidência da República. Obviamente isso muda o tabuleiro do xadrez da sucessão. Torcemos que seja apenas um susto, mas se for necessário um tratamento mais demorado isso importará na sua possível desistência da peleja eleitoral. No plano B do PT, surgem os nomes de Fernando Hadad, Patrus Ananias, Tarso Genro e quiça Ciro Gomes. Muita água vai rolar debaixo da ponte. Por outro lado, no cenário mundial, surge uma nova preocupação: A gripe Suína que já matou 149, no México. Cá, no Brasil, a Anvisa descarta alarme. Esperamos que não seja comodismo ou ineficiência. Estamos muito preocupados, pois saúde aqui não funciona bem.

DOR E SOLIDARIEDADE EM SOBRAL

Quero mais uma vez lamentar o transtorno de muitos irmãos nossos de Sobral que estão passando por um momento difícil. São dezenas de desabrigados que têm recebido a solidariedade de voluntários que nessa hora de aflição manifestam esse gesto de grandeza. Muitos comerciantes cederam seus caminhões e muitos populares a força do seu trabalho para amenizarem as precárias condições das vítimas das enchentes. Nesse momento de dor, rogamos a Deus o alento às famílias desabrigadas e às autoridades ações efetivas que minimizem esse quadro caótico.

PAPAI-CORUJA É ASSIM

Esperei muitos anos para ter um filho. Tergiversei algumas vezes. Hoje depois que olho para ele, vejo como a minha vida mudou. Tornei-me mais sensível, mais emocional. Tenho uma razão muito maior para viver. Amo-o com toda a força do meu coração.

ESTAMOS DE LUTO: VÁ EM PAZ, "PRETA"

O dia de hoje foi muito doloroso para mim e para a Marlúcia, minha esposa. Perdemos abruptamente uma grande amiga. Era nossa secretária há quase oito meses. Seu nome era Lúcia, mas chamávamos carinhosamente de "Preta". Chegou a minha casa pouco antes do Carlos Filho Nascer. Foi acometida de súbito mal-estar durante a Semana Santa e passados pouco mais de 13 dias hospitalizada não resistiu. Com apenas 47 anos, Preta foi para o andar de cima, deixando a saudade. A nossa homenagem e a certeza de que nesse instante você estará contemplando a glória de Deus.Vá em paz!!!

UMA ALEGRIA CONSTRUÍDA PELA LUTA DE UMA MULHER

Foi com alegria que cumprimentei a prima Márcia Perales Mendes pelo feito inédito de tornar-se a primeira mulher reitora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Recebi seu e-mail e resolvi transcrever para vocês: "Prezado Primo, Como estão todos? Obrigada pelo e-mail e pela torcida de todos vocês. De fato, foi uma batalha muito difícil. Apesar de já trabalhar como docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) há 23 anos e a Instituição ter completado 100 anos em janeiro de 2009, nunca tínhamos tido uma Reitora, sempre foram homens. Assim, a luta foi grande por várias razões, principalmente, pelo fato de eu ser mulher. Mas, valeu! Ganhamos no primeiro turno de três candidatos (eram 4 chapas, contando com a minha) e no segundo turno, mais três (porque os dois que perderam no primeiro turno se aliaram ao outro que permaneceu). Ou seja: ganhamos duas vezes dos três! Foi muito bom!Por favor diga ao Tio Robério, à Tia Ines, à Tia Teca e a todos que sinto saudades e que agradeço

CUIDADO COM OS ESPERTALHÕES: Donos de carro de luxo têm bolsa do ProUni

"Embora se destinem apenas a jovens com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa da família, bolsas integrais do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram concedidas a mais de mil proprietários de carros novos, entre eles modelos de luxo, como Honda Civic, Toyota Hilux, Ford Fusion, Vectra, Zafira, Mitsubishi Pajero e o XTerra da Nissan, informa reportagem de Marta Salomon, publicada na Folha desta quinta-feira ( íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). A irregularidade, informa a reportagem, que alcança uma fatia de 0,6% dos beneficiários de bolsas integrais, foi detectada por auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) ao cruzarem a lista de beneficiários do ProUni com os cadastros do Renavam (Registro Nacional dos Veículos Automotores). Com base no cruzamento com outros cadastros oficiais, foram identificados indícios de irregularidades que envolvem 30.627 bolsistas, ou 8% do total de 385 mil beneficiários. O ministro Fernando

JACQUES ALBUQUERQUE COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO EM MASSAPÊ

Cumprimento meu primo e amigo Jacques Albuquerque, ex-prefeito de Massapê e grande líder político, pelo transcurso de seu aniversário. Hoje ele comemora o natalício na cidade de Massapê, logo mais à noite, com uma festa popular no Clube Social Massapeense. Para quem não sabe, Jacques é irmão do Deputado Zezinho Albuquerque, um dos homens de confiança do Governador Cid Gomes.

CHUVAS EM SOBRAL PROVOCA DEZENAS DE DESABRIGADOS

Dormi e acordei debaixo de chuva. Realmente São Pedro não está dando trégua. Não adianta culpar o santo pelas dezenas de desabrigados em Sobral e em outras cidades cearenses. O que se deve fazer, na verdade, é rediscutir a ocupação humana nas cidades. O Poder Público não pode agir com medidas paliativas. Todo ano se repete: cheia e Defesa Civil. Todavia, ações concretas não são tomadas. A população ribeirinha fica entregue à própria sorte, à mercê das campanhas voluntárias. Moradia digna e organização na ocupação urbana não podem passar despercebidas por aqueles a quem compete executar as políticas públicas. Menos discurso e mais ação.

FESTA NA FAMÍLIA: PRIMA É A PRIMEIRA MULHER ELEITA REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Nossa família está exultante e alegre com a eleição de Márcia Perales Mendes à reitoria da Universidade Federal do Amazonas -UFAM. Márcia é a primeira mulher a ascender ao reitorado daquela universidade. Nascida no Amazonas. Seu pai José Medeiros Mendes, irmão do papai, foi deputado por duas vezes naquele Estado. Era um orador primoroso. Iria ser candidato ao governo do Amazonas quando repentinamente foi vítima de infarto fulminante. A esposa, tia Flávia,teve que assumir a educação de cinco filhos: Otávio, José, Rubens, Fred e Márcia. Todos são muito bem sucedidos profissionalmente. A Márcia optou pelo magistério. Tem doutorado em Ciências Sociais. Com firmeza e determinação, candidatou-se a vaga de Reitor na UFAM e sagrou-se vitoriosa. Parabéns à estimada prima e sucesso nessa nova empreitada.

PATRIOTISMO AGORA VAI VIRAR LEI: Comissão do Senado aprova hasteamento obrigatório da bandeira nacional em escolas

"A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) um projeto de lei que obriga o hasteamento da bandeira nacional em escolas públicas e particulares pelo menos uma vez por semana. O projeto agora segue para a Câmara. Segundo o texto do projeto de lei nº 184/03, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), a medida é válida para escolas do ensino fundamental e médio. No relatório, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) acolheu o mesmo texto do parecer aprovado antes pela Comissão de Educação, em que o hasteamento semanal foi estendido também às escolas ensino médio. A emenda retirou ainda do texto a menção de que o ato seja acompanhado da execução do Hino Nacional, medida considerada desnecessária, já que a legislação referente à forma e à apresentação dos símbolos nacionais --lei nº 5.700/1991, que determina que o hino seja sempre executado nas ocasiões em que a Bandeira Nacional for hasteada." VAMOS NÓS : Aplaudo a iniciativa. Precisamos ser

DISCUSÃO NO STF É MANCHETE NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS

Pegou bastante mal a discussão entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes (Presidente do STF), na Sessão de ontem, do Excelso Pretório. Ao ofensas dirigidas ao Presidente da maior Corte de Justiça do país são bastante graves, pois coloca em evidência os interesses escusos que estão inscrustados nas altas esferas do Judiciário. Se aqueles a quem confiamos a promoção da justiça se digladiam ao vivo, via televisão, trocando acusações de toda ordem, como fica a credibilidade desta Instituição a quem compete o resguardo de nossa Constituição. Na verdade, já disse outro dia no blog e repito, vivemos uma degeneração moral de grande magnitude nas nossas instituiçõs. No legislativo, a bandalheira grassa a grosso modo, misturando-se o público com o privado e, agora, no judiciário paira a dúvida sobre a conduta de sua maior autoridade. Enquanto isso nos perguntamos: O que vamos ensinar nas escolas sobre nossas instituições? Quais as referências que a juventude terá de seus líderes? Esse e

CCJ DO SENADO APROVA FIM DA COBRANÇA DE TAXA DE INSCRIÇÃO EM VESTIBULARES

"A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje um projeto de lei que acaba com a cobrança de taxas de inscrição em vestibulares das universidades federais para estudantes carentes. Pela proposta, fica proibida a cobrança de qualquer valor para a inscrição de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que tenham renda familiar inferior a dois salários mínimos. Como a decisão foi terminativa - somente passará pelo plenário se houver recurso assinado por nove senadores, no prazo de cinco dias -, o texto segue agora para a Câmara dos Deputados. Se aprovado lá, vai para a sanção presidencial. O projeto de lei foi apresentado pelo líder do PT, Aloizio Mercadante (SP). O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que era mais saudável conceder a isenção da inscrição para o vestibular aos carentes do que a política de cotas." Fonte: Yahoo

DICA DE LIVRO: COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR, de James Hunter

Li e indico a obra "COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR" (Editora Sextante), de James Hunter. É o mesmo autor do best-seller "O Monge e o Executivo". O livro trata sobre os princípios da liderança servidora. O autor acredita que liderar não é ser "chefe". Liderar é servir. Afirma que "os antigos métodos de comando e controle, na base do grito e da ameaça, são ineficinetes quendo se lida com uma força de trabalho diversificada, formada por gerações muito diferentes, que cresceram desconfiando de quem tem o poder." Pontua de forma magistral que liderança exige paciência e autocontrole, assim como gentileza e humildade. Vale a pena conferir.

UM BLOG DE PESO NO MUNDO VIRTUAL: SINCRONICIDADE, de VASCONCELOS ARRUDA

É com alegria que recebi hoje a informação de que meu amigo e guru Vasconcelos Arruda aderiu ao mundo virtual nos presenteando com seu blog. Não tenho dúvida de que será extremamente enriquecedor para aqueles que adoram a boa reflexão. Vasco é um iluminado. Sua cultura é notável e sua humildade mais ainda. Aí vai o endereço para você conferir: www.domvasco.blogspot.com

FERNANDO PESSOA: LIBERDADE

Já que estamos falando de Liberdade, nada melhor do que apreciar o poema"LIBERDADE" de Fernando Pessoa. Nele está em evidência o ortônimo, isto é, o próprio Fernado Pessoa. Já disse neste blog da admiração que tenho a esse poeta português. Seus heterônimos Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos são criações genias. Vamos conferir: LIBERDADE Ai que prazer Não cumprir um dever. Ter um livro para ler E não o fazer! Ler é maçada, Estudar é nada. O sol doira sem literatura. O rio corre bem ou mal, Sem edição original. E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal Como tem tempo, não tem pressa… Livros são papéis pintados com tinta. Estudar é uma coisa em que está indistinta A distinção entre nada e coisa nenhuma. Quanto melhor é quando há bruma. Esperar por D. Sebastião,Quer venha ou não! Grande é a poesia, a bondade e as danças… Mas o melhor do mundo são as crianças,Flores, música, o luar, e o sol que peca Só quando, em vez de criar, seca. E mais do que isto É Jesus Cristo,Que n

REFLEXÃO - DIA 21 DE ABRIL - TIRADENTES NÃO MORREU EM VÃO

Hoje é feriado nacional, embora muita gente esteja no batente. A data relembra Tiradentes que ficou conhecido como o mártir da inconfidência. Se bode expiatório ou não, o que se sabe foi que o herói nacional pagou o preços mais caro, entre os inconfidentes, por ser aquele de menor posição social. A velha história: O pau só quebra nas costas dos mais fracos. Não obstante essa revisão histórica, podemos tirar desse episódio o ideal de liberdade que permeia o homem durante todo o curso da história. Sartre já dizia que somos condenados à liberdade. Liberdade que sempre foi decantada em verso e prosa pelos nossos poetas e literatos. Mas afinal, o que é liberdade!!! Direito de ir e vir. Também, mas principalmente direito à vida, à saude, à educação, à segurança. O Brasil continua sendo uma nação injusta, fruto de um processo de colonização explorador, que tem negado aos seus cidadãos direitos fundamentais como a saúde. Basta visitar uma emergência de um hospital público para vivenciar a expe

AGORA SIM: SEQUESTRO-RELÂMPAGO É CRIME E COM PENA PESADA.

Lei nº 11.923, de 17 de Abril de 2009 Acrescenta parágrafo ao art. 158 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para tipificar o chamado "sequestro relâmpago". O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O art. 158 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passa a vigorar acrescido do seguinte § 3º: "Art. 158. .................................................................... ..................................................................................... § 3º Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2º e 3º, respectivamente." (NR) Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 17

CUDADO: Choque térmico causa danos ao organismo e pode até ser fatal

"Mudanças bruscas de temperatura, como sair da sauna e tomar uma ducha fria, exigem um esforço de adaptação muito grande do organismo. Por isso podem ser extremamente perigosas para quem já tem alguma doença crônica ou sofre de problemas circulatórios. Nesses casos, podem levar a arritmias cardíacas, alterações metabólicas e pulmonares e até mesmo provocar uma parada cardíaca. Em quem tem insuficiência cardíaca, por exemplo, o popular choque térmico pode colaborar para um edema pulmonar, como o que causou a morte do deputado federal João Herrmann Neto (PDT) no domingo, no interior paulista, embora ainda não se saiba se o deputado era doente cardíaco. O edema, ou inchaço, no pulmão nada mais é do que o encharcamento do órgão pelo sangue que não foi corretamente bombeado pelo coração. Mas mesmo pessoas saudáveis não estão livres de sofrer danos se ficarem expostas a uma grande variação de temperatura tanto para o frio como para o calor. Se for de um extremo ao outro, pior ainda. A a

ADRIANO "O IMPERADOR" E SEU AMOR PELA FAVELA

Comentou-se, no mundo inteiro, a decisão do atacante brasileiro Adriano de dar um tempo no futebol. Foram muitas especulações: Drogas, alcoolismo, dor de cotovelo e muiatas outras. Por final, quis o jogador se refugiar na sua "favela". Independente dos motivos que o levaram a tomar tamanha atitude, vê-se que caso revela um paradoxo. Um jovem nascido na pobreza que ascende ao estrelato no mundo do futebol. Saber lidar com essa nova realidade: dinheiro, fama, mulher, não é uma tarefa fácil. Foi assim que muitos profissionais sucumbiram. Um detalhe nessa história: O jogador se refugia na sua favela. Trata-se na verdade da volta ao útero, a sua origem, como forma de repensar o seu "EU". Com esse contexto, constato mais uma vez a importância da inteligência emocional. Ele não estava preparado para um mundo novo tão abruptamente. Engasgou-se na distorção dos valores e embriagou-se pela fugacidade da pseudo "felicidade". O resultado todos vocês sabem! Sua busca a

ESCOLA DA COMPLEXIDADE - ACEITEI O CONVITE E FAÇO PARTE

Foi com muita alegria que aceitei o convite do meu conterrâneo e guru Vasconcelos Arruda para fazer parte da ESCOLA DA COMPLEXIDADE. O projeto foi idealizado pelo intelectual Antônio Sales. Seu objetivo é gerar conhecimentos compatilhados através da integração de pessoas dedicadas à investigação e aplicação do PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO aos grandes desafios da atualidade. Você pode conferir maiores detalhes do projeto através do endereço: http://www.complexidade.ning.com

PAULO ALBUQUERQUE ADVOGADOS ASSOCIADOS LANÇA SITE NA INTERNET

Quero cumprimentar ao meu primo-irmão Paulo Albuquerque pelo lançamento do seu Site PAULO ALBUQUERQUE ADVOGADOS ASSOCIADOS (basta colocar essa expressão no google). Convido aos profissionais e estudantes de direito para visitá-lo. O Site é bastante informativo, inclusive conta com as decisões dos maiores tribunais do país. Excelente para quem quer se manter atualizado, principalemente na área jurídica. Parabéns ao Dr. Paulo Albuquerque pela iniciativa. Ele que é um dos mais renomados advogados do Ceará.

CINCO MIL PESSOAS VISITARAM O II WORKSOP DO COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO

Ontem foi uma noite memorável. Mais de cinco mil pessoas participaram do II WORKSHOP DO COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO , realizado no Centro de Convenções de Sobral. Jovens e adultos interagiram com as 17 estandes das mais diversas profissões. Nela encontraram informações sobre mercado de trabalho. Antes da feira, o público se deliciou com a palestra "Profissão, Maturidade e Empreendedorismo" proferida pelo renomado Dr. Sérgio Sobreira. Parabéns aos coordenadores, professores e alunos pelo sucesso do evento.

Diretores do BC dos EUA sugerem que o pior da recessão já passou

"Dois dos principais membros do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) sugeriram neste sábado que o pior da crise financeira já passou no país. Donald Kohn, vice-presidente do Fed, e William Dudley (diretor da unidade regional do banco em Nova York) defenderam os cortes de juros e as injeções de capital na economia como forma de reativar o crescimento americano. Os diretores foram questionados sobre a crise durante uma conferência na Universidade de Vanderbilt, em Nashville (no Estado do Tennessee). Para eles, a economia real ainda vai demorar algum tempo para mostrar os efeitos das medidas anticrise, mas o Fed e o governo têm sido bem-sucedidos em agir para retomar o crescimento. Para Kohn, o "número dois" do Fed, a política em direção a uma taxa inflacionária de 2%, mais que um valor mais baixo, dá ao banco mais espaço para atuar em tempos de crise. "Essa flexibilidade poderia nos ajudar a facilitar ainda mais o crédito se a economia se mostrar resistente

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO REALIZA HOJE SEU II WORKSHOP

O tempo está pequeno para blogar, pois estamos a meio da organização do II WORKSHOP do Colégio Luciano Feijão que se realizará logo mais às 18:00h, no Centro de Convenções de Sobral.Será uma noite muito informativa. Inicialmente com a palestra do Dr. Sérgio Sobreira, magnífico orador. Após, teremos a visitação aos estandes das profissões. Cumprimento aos professores Carlos Jamacaru e Valdênia pelo trabalho desenvolvido ao longo do mês e aos mais de 165 profissionais do Colégio Luciano Feijão que trabalharão no evento. Se voce reside na Zona Noreoeste do Estado do Ceará, venha conferir.

SEQUESTRO-RELÂMPAGO AGORA TEM PENA DURA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto de lei (PLS 54/04) que tipifica o crime de sequestro-relâmpago no Código Penal, com pena de seis a 12 anos de prisão. Em caso de morte da vítima, a pena aumenta, indo de 24 a 30 anos de prisão. Se o sequestro-relâmpago resultar em lesão corporal grave, a pena varia de 16 a 24 anos. Na época da aprovação do projeto no Congresso Nacional, o Ministério da Justiça recomendou o veto à proposta, argumentando que o Código Penal já prevê o crime de seqüestro-relâmpago desde 1996, quando a lei aumentou a pena por roubo para o criminoso que restringir a liberdade da vítima. O ministério também alegou, na época, que as penas poderiam se tornar excessivas, resultando inclusive em punições mais graves do que as previstas para homicídios simples. Na última terça-feira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, denunciou da tribuna que havia uma campanha movida por assessores d

A ESCOLA PRECISA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Cada vez mais compreendo a necessidade de ampliarmos nossa Inteligência Emocional. Durante muito tempo a educação se permitiu a desenvolver o intelecto, sem preocupar-se de formar homens e mulheres livres e conscientes. O Quociente intelectual (Q.I) definia, em outras épocas, o grau de competência de um profissional, constituindo-se em um instrumento bastante utilizado para seleção de um emprego. Observou-se com o tempo que tal artifício era falho, uma vez que a inteligência, por si só, não era suficiente para indicar se aquele profissional é realmente capaz. Com o desenvolvimento da teoria da Inteligência Emocional, muito bem concatenada pelo Phd Daniel Golleman, veio a percepção de que é preciso saber lidar com as emoções, pois sem essa maturidade não seremos capazes de fazer uso de nossa inteligência de maneira ordenada e propositiva. Fica claro observar que o sucesso profissional ou familiar dependem de como lidamos com as nossas emoções no dia-a-dia. São as ações e as atitudes que

SE A ONDA PEGA: TJGO - Juiz condena homem a indenizar ex-mulher por casamento frustrado

Não se trata de uma decisão teratológica, talvez inusitada. Vejam só a decisão de Juiz Goiano. Imagine se a onde pega? "O Juiz substituto Liciomar Fernandes da Silva, em atuação na comarca de Mozarlândia, condenou um homem a indenizar a ex-mulher por abandoná-la dois dias após o casamento, sob a alegação de que não a amava mais. Na sentença, o magistrado fixou a condenação em R$ 10 mil, por danos morais, pela situação vexatória, e em R$ 2.082,87 (valor a ser atualizado), por danos materiais, em razão das despesas da autora com a realização da cerimônia. Para Liciomar Fernandes, o dano moral advém da dor e esta não tem preço, uma vez que decorre também de uma situação de constrangimento ou vexame, de dores físicas e emocionais ou de mágoa pela perda de algo que a vítima almejou conquistar, entre várias situações de ordem emocional. "No referido caso tem-se uma jovem moça, criada com disciplinas religiosas rígidas e diante das várias juras de amor, acreditando ter encontrado a

REFLEXÃO: A força da perseverança

TEXTO ENVIADO POR UM LEITOR QUE NÃO QUIS SE IDENTIFICAR, MAS VALE A PENA LÊ-LO: "Quer você queira ou não as dificuldades e tropeços da vida sempre existirão. Por mais preparado que você acredite estar em algum momento da vida vai se encontrar em um beco sem saída, e o pior é que pode ter se preparado muito para a “corrida de sua vida” e de um instante para outro ver suas chances reduzidas a zero. Não existe uma única pessoa na vida que não tenha ficado desapontada devido a expectativas não atingidas , as coisas nem sempre funcionam como planejamos ou sonhamos. Obstáculos inesperados, eventos não programados ou a ocorrência de circunstâncias fora do nosso controle podem fazer nossos sonhos irem por água abaixo. É incrível como nossas esperanças podem desaparecer depois da dor do fracasso, do constrangimento ou do desânimo Quantos desistem frente aos fracassos. Quantos se ressentem, amarguram e desistem quando encontram dificuldades. Problemas. Quem não os tem? A diferença fundame

FIQUE DE OLHO NO SEU DIREITO: Cabe indenização por abordagem vexatória em supermercado

Não obstante o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor é comum assistirmos ao desrespeito aos cidadãos nas relações de consumo, principalmente no tocante as atividades comerciais. Vejamos um exemplo e não nos esqueçamos de que a lei 9.099/95, que criou o Juizado Especial, oportuniza o ingresso no judiciário sem pagamento de custas processuais e, nas causas até 20 salários mínimos , sem a necessidade de um advogado. Faça valer o seu Direito: "A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso indeferiu Recurso de Apelação Cível nº 87.167/2008 impetrado pela Comercial Carapá de Secos e Molhados Ltda, localizado no município de Colíder (distante 650 km de Cuiabá), que buscou reformar sentença proferida em Primeira Instância. A apelante foi condenado ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais à apelada abordada por segurança do estabelecimento devido a um produto que já estava com ela ao entrar. A empresa apelante sustentou nas argumentações que não houve dan

UMA BOA MÚSICA FAZ BEM À SAÚDE: Música reduz estresse em quem sofre de doenças coronárias, diz estudo

"Cientistas dos EUA afirmam que ouvir música pode ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com estresse associado a uma doença coronária. "Ouvir música pode trazer benefícios a pacientes que sofrem de estresse e ansiedade associados a um tratamento para doenças coronárias", disse o estudo publicado no "Cochrane Systematic Reviews". Segundo o relatório, a música tem o poder de diminuir a pressão arterial, o ritmo cardíaco e os níveis de ansiedade nestes pacientes. "Estas doenças são altamente estressantes por fatores como a incerteza e ansiedade pelo diagnóstico. No entanto, escutar música pode ajudar a aliviar o estresse e, com isso, reduzir outros riscos destes doentes", afirma o estudo. A equipe de cientistas revisou dados de 23 relatórios anteriores, que englobavam um total de 1.461 pacientes. O grupo concluiu que escutar música proporciona "certo alívio" a quem sofre com doenças do coração e ansiedade. O pesquisador Joke Bradt, da Temp

NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE ACREDITO EM DEUS

Quando tratamos da fé, muitas vezes ficamos intimidados de dizer a alguém que acreditamos em um Ser Superior. Parece que tal afirmação tem um sentido pejorativo, antiquado e medievalesco. Ao longo do tempo, com o humanismo, o iluminismo e o existencialismo, o homem pretendeu ser e dar respostas a tudo. O conhecimento científico tornar-se-ia a redenção do mundo. A partir dele sairíamos das trevas para a luz. Não haveria mais perguntas sem respostas. O homem passou a ser a medida de todas as coisas. Não havia mais necessidade das religiões, muito menos de um Deus, com um código de condutas. Liberdade total era a palavra de ordem! A ciência curaria as doenças e homem teria felicidade plena, principalmente porque quebraria as amarras que o prendiam às entidades transcendentes. Nesse contexto, intelectualidade rimava com racionalismo, ateísmo, negativização do transcendente. Imagine alguém versado nas ciências, dotado de raciociocínio lógico, acreditar em Deus? Absurdo diziam os letrados. A

DIREITO À SAÚDE: Interesse público não pode prevalecer sobre direito à vida

Já comentei neste blog que meu artigo que será produzido para conclusão da Especialização em Direito Processual Civil versará sobre o Direito à Saúde X Obrigação do Estado. É um tema bastante polêmico. Trago até vocês uma decisão de um Juiz de Mato Grosso sobre o assunto: " Cabe ao Estado e ao município responsável providenciar tratamento médico indicado a paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), consistente na obrigação decorrente dos preceitos da Constituição Federal. Estes devem garantir o tratamento mais adequado e eficaz ao combate da doença acometida, por ser a vida da paciente bem maior que não pode ser suprimido por suposto interesse público. Por defender esse ponto de vista o juiz da Primeira Vara da Comarca de Sorriso, Wanderlei José dos Reis, deferiu parcialmente antecipação de tutela nos autos do Processo nº 138/2009 a fim de determinar que o Estado de Mato Grosso e o município de Sorriso promovam procedimento cirúrgico no ombro direito de uma paciente em hospital da

MASSAPÊ TERÁ NOVO JUIZ : Dr.ª VERA LÚCIA SALERI

Assume esta semana a titularidade da Comarca de Massapê, a magistrada Vera Lúcia Souza Saleri. Recentemente foi publicada sua remoção da Comarca de IPU para a Comarca de Massapê. Dr.ª Verá terá um grande desafio pela frente: substituir o inesquecível Juiz Dr. Fernando Teles, o qual deixou muita saudade na terrinha. Vamos torcer que a magistrada faça um excelente trabalho. Para isto, basta espelhar-se no que fez Dr. Fernando.

REMINESCÊNCIAS: UM DIA EU FUI UM BEBÊ...

Ao olhar esta foto amarelada pelo tempo, recordo-me que um dia fui um bebê como hoje o é meu rebento Carlos Filho. À epoca, tinha a sua idade: 7 meses de vida. Na foto estou aconchegado de minha mãe. Ah! como aquele abraço afetuoso me dava paz! Com a alegria de Deus, ainda hoje tenho o prazer de tê-la ao meu lado. O tempo passa mas a essência estar em sentir cada momento como único. Não me sinto mais velho, ao contrário cada vez mais a juventude está na minha alma. Obrigado, Meu Deus!

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO REALIZA O II WORKSHOP PROFISSÕES

O Colégio Luciano Feijão realizará, no sábado (18/04/2009), a partir das 18 horas, no Centro de Convenções, o II WORKSHOP PROFISSÕES. O evento terá início com a palestra "Escolha Profissional, Maturidade e Empreendedorismo" do festejado advogado DR. Sérgio Sobreira, o qual é sócio efetivo da Academia Brasileira de Oratória. Após a palestra, teremos a visitação aos estandes com mais de 13 profissões. A entrada é franca e o evento é imperdível.

PACTO REPUBLICANO: REALIDADE OU COISA PARA INGLÊS VER?

"A celebração, pela cúpula dos Três Poderes da República, do Pacto de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo, ocorrida ontem em Brasília, é um fato inusitado. Mas foi o caminho juridicamente encontrado para acelerar as decisões judiciais, aprovar projetos relevantes no Congresso Nacional e estabelecer rígido controle da Polícia Judiciária.Pela primeira vez, os presidentes dos Três Poderes reconhecem os excessos praticados por agentes públicos encarregados de fazer cumprir a lei e partem para fixar limites em suas ações. Ao mesmo tempo, se comprometem em tornar realidade a revisão das leis penais, combater o abuso de autoridade, cercar as decisões judiciais da proteção do Estado contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro, além da perda e alienação antecipada de bens apreendidos.Executivo, Legislativo e Judiciário, com esse compromisso formal, partem para enfrentar a criminalidade, muitas vezes oriunda dos porões intocáveis do poder público. Por ele,

CRISE INTERNACIONAL: AS LIÇÕES QUE DEVEMOS APRENDER

Muito se tem debatido sobre o efeito da crise econômica no cenário mundial. Já tratei neste blog que o liberalismo, quando exacerbado, cria instrumentos nefastos que afetam o equilíbrio das relações econômicas. Há uma especulação desordenada e fantasiosa que faz surgir riquezas virtuais da noite para o dia; não se produz, se investe buscando lucro fácil. Perde-se a oportunidade de se edificar fundamentos econômicos sólidos. Ao contrário, estabelece-se um pacto nada virtuoso de investimentos temerários que ao menor sinal de tempestade mudam de lugar à procura de bonança. Não acredito em um sistema que a força produtiva é relegada a segundo plano, enquanto a especulação grassa soberana. Como corolário desse caótico quadro, assistimos ao desmantelamento de economias que outrora se mantinham incólumes diante das crises. Isso prova que em mundo globalizado por mais que você faça o dever de casa, dependerá sempre do outro para o equilíbrio de todo o sistema. Daí é imperioso a formação de um

Universidades federais e MEC formam comitê para elaborar vestibular unificado

"As universidades federais e o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vão formar um comitê para elaborar o modelo do novo vestibular unificado proposto pelo MEC (Ministério da Educação). A previsão do MEC é aplicar o novo vestibular a partir de outubro deste ano. A prova, que será uma reformulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá servir como processo seletivo para todas as universidades federais. A proposta foi discutida nesta segunda-feira entre ministro da Educação, Fernando Haddad, e os 55 reitores dessas instituições. "É muito importante para o ministério sentir essa sensibilidade dos reitores. Nós abrimos a possibilidade para que as instituições pudessem opinar para que o modelo seja ajustado às necessidades das universidades e dos estados", afirmou. A ideia é que as secretarias estaduais de educação, responsáveis pela oferta do ensino médio na rede pública, também participem desse comitê. De acordo com o ministro, ainda

MUDANÇAS NO VESTIBULAR E CRISE ECONÔMICA

A Revista Veja desta semana traz matérias muito interessantes. Uma delas sobre a mudança no Vestibular proposta pelo Minstério da Educação. A outra, uma entrevista muito bacana com o professor Francis Fukuyama, autor do livro, O FIM DA HISTÓRIA . Fukuyama faz uma análise da crise internacional e chama atenção para a teoria do Estado Mínimo. Embora mantenha sua tese de que o liberalismo é o caminho, alfineta a liberdade excessiva do mercado, pugnando por um mecanismo de regulamentação que garanta o equilíbrio das relações econômicas. Sobre a América Latina, o autor afirma que o crescimento latino-americando foi interrompido pela instabilidade política. Segundo ele este é o motivo do abismo entre os EUA e os demais países. Nos EUA somente uma guerra civil (1861-1865) gerou certa instabilidade, em um único momento da história. Por outro lado, os demais países latinos, com frequência, viveram crises institucionais de grande monta.

A PRIMEIRA SEMANA SANTA COM MEU PIMPOLHO

Olha só o sorriso do Carlos Filho na primeira páscoa da sua vida. Que o amor de Deus lhe guarde para sempre!!

O BLOG VAI TIRAR UNS DIAS DE FÉRIAS

Meus prezados leitores e amigos, Estou indo amanhã cedo para minha Pasárgada, acompanhar os atos litúrgicos da Semana Santa. Vou levando comigo uma bolsa de livros com o desiderato de degustá-los nos dias que virão. Diante de tal fato, só retorno ao batente na segunda-feira, portanto, até lá, vou tirar umas férias do Blog. Um abraço a todos e uma Páscoa de muita luz!!!

AOS MEUS LEITORES E AMIGOS, FELIZ PÁSCOA!!!!!

Pensei em deixar uma mensagem de Páscoa para os meus diletos leitores. Tentei encontrá-la nos livros, na Internet. Pensei melhor e cheguei à conclusão que muitas mensagens, apesar de belas, tornam-se repetitivas. Resolvi fazer diferente: NESTA PÁSCOA DESEJO QUE VOCÊ MUDE DE VIDA: NÃO ADIE SEUS PROJETOS, NÃO IGNORE OS PROBLEMAS. DEIXE A PREGUIÇA DE LADO. ACREDITE NAS PESSOAS.SAIA DA ZONA DE CONFORTO. ATIRE-SE NA VIDA COMO ALGUÉM QUE AMA PERDIDAMENTE.SEJA FIEL A SUA MISSÃO. FOI ASSIM QUE JESUS VENCEU A MORTE! FELIZ PÁSCOA PARA TODA A FAMÍLIA!!!!!

DICA DE LEITURA: JESUS DE NAZARÉ, de Joseph Ratzinger

Nada melhor, durante a Semana Santa, do que degustar uma boa leitura. A propósito, indico o livro "JESUS DE NAZARÉ" (Editora Planeta), de Joseph Ratzinger . A obra é genialíssima! Foi escrita antes e após a ascensão do autor ao Bispado de Roma. Quis ele representar o Jesus dos Evangelhos como o "Jesus real", como o "Jesus histórico", no seu sentido autêntico. Dá ao filho de Deus a conotação de uma figura racional e manifestamente histórica. O livro contempla uma análise do Batismo no Jordão até a Transfiguração. Nesse contexto perpassa por um olhar sobre o mistério de Jesus, seu batismo, as tentações que Ele sofreu. Insculpe um painel magistral do Sermão da Montanha e da Oração do Pai Nosso. Na sequência, traça os caminhos dos discípulos, investiga as mensagens das parábolas e termina por perscrutar as duas balizas importantes no caminho de Jesus: a confissão de Pedro e a Tranfiguração. Ao final, lança luzes sobre as auto-afirmações de Jesus: "Eu sou&

REALIDADE DRAMÁTICA: Quase um milhão está na extrema indigência no CE

"Pesquisa do Laboratório de Estudos da Pobreza, do Caen, levantou a problemática e aponta soluçõesQuase um milhão de pessoas em extrema indigência. Não, não se trata da condição da população de algum país africano, e sim de 11,86% dos habitantes do Ceará. Ou seja, no Estado, precisamente 991.120 pessoas sobrevivem com 1/8 do salário mínimo por mês. Ainda são alarmantes, também, o total de indivíduos na indigência (renda per capita de 1/4 do salário mínimo) e na pobreza (1/2 piso salarial), em todo o território cearense, de 2,2 milhões (26,37% da população) e 4,3 milhões (52% do total), respectivamente. Os dados fazem parte do estudo “Mapa da Extrema Indigência no Ceará e o Custo Financeiro de sua Extinção”, elaborado pelos pesquisadores Carlos Alberto Manso e José Arnaldo Silva dos Santos, sob a coordenação do economista e professor Flávio Ataliba Barreto, do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), ligado ao Centro de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Ca

SOBRE A MUDANÇA NO VESTIBULAR DAS FEDERAIS: Universidades federais e MEC formam comitê para elaborar vestibular unificado

"As universidades federais e o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vão formar um comitê para elaborar o modelo do novo vestibular unificado proposto pelo MEC (Ministério da Educação). A previsão do MEC é aplicar o novo vestibular a partir de outubro deste ano. A prova, que será uma reformulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá servir como processo seletivo para todas as universidades federais. A proposta foi discutida nesta segunda-feira entre ministro da Educação, Fernando Haddad, e os 55 reitores dessas instituições. "É muito importante para o ministério sentir essa sensibilidade dos reitores. Nós abrimos a possibilidade para que as instituições pudessem opinar para que o modelo seja ajustado às necessidades das universidades e dos estados", afirmou. A ideia é que as secretarias estaduais de educação, responsáveis pela oferta do ensino médio na rede pública, também participem desse comitê. De acordo com o ministro, ainda

VESTIBULAR DA UVA 2009.2 É ANTECIPADO PARA O DIA 28 DE JUNHO

Boa notícia para os vestibulandos da Zona Noroeste. O Vestibular 2009.2, da Universidade Estadual Vale do Acaraú foi antecipado para o dia 28 de junho do corrente ano (Confira Edital no site da UVA). Com essa mudança ganham os alunos e os professores que não mais precisarão trabalhar durante suas férias. Essa foi sempre uma luta do Colégio Luciano Feijão. Agradeço ao Professor Portela, Diretor do CEV, por ter atendido nosso pleito.

ENCONTRADA A VERDADEIRA LISTA DE SCHINDLER

"A lista preparada pelo industrial alemão Oskar Schindler, que ajudou a salvar mais de mil judeus dos campos de concentração na Segunda Guerra, foi encontrada em uma biblioteca de Sydney, na Austrália. A instituição não sabia que estava de posse do documento. A lista foi encontrada em meio a notas de pesquisa e recortes de jornais alemães usados pelo escritor australiano Thomas Keneally, autor do livro A arca de Schindler, em que se baseou o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg. A biblioteca obteve a lista quando comprou o material de pesquisa de Keneally em 1996. A lista contém 13 páginas amareladas, onde estão escritos os nomes e nacionalidades de 801 judeus e foi descrita como um dos documentos mais poderosos do século XX. - Ela salvou 801 vidas das câmaras de gás... é uma peça histórica incrivelmente tocante - disse a co-curadora da biblioteca Olwen Pryke. Segundo Pryke, nem a biblioteca nem o livreiro, de quem comprou o material, se deram conta de que a lista estav